
O Espírito Santo registrou o menor número de homicídios no período de janeiro a outubro desde o início da série histórica, em 1996, há quase 30 anos. As informações são do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
O balanço levou em consideração os homicídios dolosos, aqueles em que existe a intenção de matar. No período de 10 meses, o Estado teve 651 assassinatos, número que representa uma redução de 9,7% em relação ao mesmo período do ano passado.
Ninfeta amadora magrinha de quatro rebolando gostoso pelada - Diminuição de casos por região
Segundo o levantamento, todas as regiões do Estado apresentaram redução nos casos de homicídio, em especial a região Sul, que acumula queda de 32,9%. Na sequência está a região Serrana, que teve diminuição de 23,9%.
Em terceiro lugar, a região Noroeste teve queda de 13,6% no número de casos e a região Norte apresentou diminuição de 9,7%.
Já na Região Metropolitana, que também teve queda, os números são menos expressivos, com diminuição de 1,8%.
Ninfeta amadora magrinha de quatro rebolando gostoso pelada - Outubro foi mais letal que 2024
Ainda de acordo com o levantamento, apesar dos bons resultados, o mês de outubro deste ano foi mais letal que o de 2024. No mês passado, foram 77 homicídios dolosos, contra 75 no ano anterior. Mesmo assim, o resultado é o segundo melhor desde o início da série histórica, segundo o levantamento.
Outro resultado positivo, de acordo com o governo estadual, foi a diminuição de casos no município da Serra, que vinha em uma crescente nos últimos meses. Na cidade, no mês passado, foram registrados seis homicídios, o que mostra uma diminuição de 12% no acumulado do ano.
O governador Renato Casagrande (PSB) comemorou o resultado e afirma que medidas de prevenção precisam ser aplicadas para evitar o aumento da criminalidade.
Vamos seguir investindo firme em segurança, mas também no social, porque o mais importante é não deixar o jovem entrar para o crime.
Renado Casagrande, governador
Já o vice-governador, Ricardo Ferraço, que é coordenador do Programa Estado Presente, avalia que os resultados vêm de políticas de educação, infraestrutura e saúde.
Segundo ele, a Segurança Pública é uma área que deve ser constantemente monitorada e estar sempre acompanhando evoluções tecnológicas.
“Segurança pública é uma obra permanente, e vamos seguir trabalhando com planejamento, integração e dedicação para tornar o Espírito Santo um dos estados mais seguros do Brasil”, declarou.
Ninfeta amadora magrinha de quatro rebolando gostoso pelada - Latrocínios e feminicídios em queda
O levantamento também traz redução nos casos de feminicídio em 18,2%. De janeiro a outubro foram 27 vítimas, contra 33 no mesmo período do ano passado.
Houve também queda nos crimes de latrocínio (roubo seguido de morte): 33,3% a menos em relação a 2024. Foram 20 vítimas até outubro, contra 30 no ano passado.